Email Facebook

Nutrição

Duração: 04 anos Turno: Noturno – Semestral (Com Estágio Supervisionado no período diurno)

Titulação: Nutricionista Habilitação: Bacharel em Nutrição Carga Horário Total: 3.200 h Tempo de Integralização: Min. 04 anos | Max. 06 anos.

SOBRE O CURSO

O Curso de Nutrição da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari visa a formação de um nutricionista capaz de atuar com competência técnica dentro dos princípios éticos, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se fizerem necessárias.

Os principais locais de atuação do nutricionista são hospitais, clínicas e centros de saúde e estética, spas e hotéis, restaurantes comerciais e industriais, indústrias de alimentos, creches e escolas, academias e vigilância sanitária.

MERCADO DE TRABALHO

De acordo com a Resolução n 380 de 2005, do Conselho Federal de Nutricionistas – CFN, definiu sete grandes áreas de atuação do profissional nutricionista, sendo as seguintes: Alimentação Coletiva, Nutrição Clínica, Saúde Coletiva, Docência, Indústria de Alimentos, Nutrição em Esportes e Marketing na área de Alimentação e Nutrição.

As atribuições e funções do nutricionista variam de acordo com cada área específica de atuação, sendo como prestadores de serviços e assessorias e/ou como responsável técnico.

ATO AUTORIZATIVO DO CURSO

RECONHECIDO pelo Decreto do Governador de 10/11/2006, Publicado no jornal “MG” de 11/11/2006.

RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO PROTOCOLADA NO SISTEMA E-MEC SOB O NÚMERO: 200905317

COORDENADOR DO CURSO

Coordenador do Curso: Profª Me. Daniela Resende de Moraes Salles.

Formação Acadêmica:

  • Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. São Paulo – SP (2006);
  • Especialista em Saúde, Alimentação e Nutrição Infantil pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. São Paulo – SP (2004);
  • Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário do Triângulo – UNITRI. Uberlândia – MG (2002).

Experiência Profissional:

  • Coordenadora do Curso de Nutrição da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari/MG (2012-atual)
  • Docente da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari/MG (2009-atual).
  • Responsável Técnico atuante em Nutrição Clínica no Hospital Santa Marta pela distribuidora de dietas enterais Ubermédica – Uberlândia – MG.
  • Docente do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM – Patos de Minas/MG (2007-2011).
  • Docente do Instituto Catarinense de Pós-Graduação – ICPG Instituto Passo 1 – Patos de Minas/MG (2009-2010).
  • Docente da União Educacional de Minas Gerais – UNIMINAS – Departamento de Pós Graduação. Uberlândia/MG (2006-2008).
  • Docente da Faculdades Unidas do Norte de Minas – FUNORTE – Montes Claros/MG (2007).
  • Preceptora no Ambulatório de Gastroenterologia Pediátrica da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP/EPM. São Paulo/SP (2004-2006).
  • Atendimento nutricional em ambulatórios de Gastroenterologia Pediátrica da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP/EPM. São Paulo/SP (2003-2004).
  • Responsável técnico no Hospital de Clínicas de Uberlândia UFU. Uberlândia/MG (2002-2003)
  • Atendimento em consultório particular. Uberlândia /MG

REGIME DE TRABALHO

O Regime de Trabalho do Coordenador é Parcial, com dedicação de 20h semanais para a coordenação.

CORPO DOCENTE DO CURSO

PROFESSORES E SUAS TITULAÇÕES

Núcleo Docente Estruturante do Curso:

  • Daniela Resende de Moraes Salles – Mestre
  • Herbert Cristian de Souza – Mestre
  • Maria Fernanda Cunha Rezende - Mestre
  • Rosana de Cassia Oliveira – Doutora
  • Viviane Luiz de Melo – Especialista

MATRIZ CURRICULAR

MATRIZ CURRICULAR

OBJETIVOS DO CURSO

Objetivo Geral:

O curso de Nutrição da UNIPAC/Campus Araguari propõe-se à preparação e formação de Nutricionistas generalistas, com perfil generalista, humanista e crítico, capacitado para atuar em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição sejam fundamentais à promoção, manutenção, recuperação da saúde e à prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais da cidade de Araguari e Região, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, estando de acordo com as DCN’s (Resolução CNE/CES 5, de 7 de novembro de 2001) do Curso de Nutrição.
Objetivos Específicos:

I - aplicar conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética;

II - contribuir para promover, manter e ou recuperar o estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais;

III - desenvolver e aplicar métodos e técnicas de ensino em sua área de atuação;

IV - atuar em políticas e programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária, visando a promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional;

V - atuar na formulação e execução de programas de educação nutricional; de vigilância nutricional, alimentar e sanitária;

VI - atuar em equipes multiprofissionais de saúde e de terapia nutricional;

VII - avaliar, diagnosticar e acompanhar o estado nutricional; planejar, prescrever, analisar, supervisionar e avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos;

VIII - planejar, gerenciar e avaliar unidades de alimentação e nutrição, visando a manutenção e/ou melhoria das condições de saúde de coletividades sadias e enfermas;

IX - realizar diagnósticos e intervenções na área de alimentação e nutrição, considerando a influência sócio-cultural e econômica que determina a disponibilidade, consumo e utilização biológica dos alimentos pelo indivíduo e pela população;

X - atuar em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades na área de alimentação e nutrição e de saúde;

XI - reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

XII - desenvolver atividades de auditoria, assessoria, consultoria na área de alimentação e nutrição;

XIII - atuar em marketing de alimentação e nutrição;

XIV - exercer controle de qualidade dos alimentos em sua área de competência;

XV - desenvolver e avaliar novas fórmulas ou produtos alimentares, visando sua utilização na alimentação humana;

XVI - integrar grupos de pesquisa na área de alimentação e nutrição; e

XVII - investigar e aplicar conhecimentos com visão holística do ser humano, integrando equipes multiprofissionais.

PERFIL DO EGRESSO

A formação do graduado em Nutrição da UNIPAC – Araguari, tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades:

Perfil do egresso (Competências e Habilidades)

Atividades Acadêmicas Relacionadas

O Curso de graduação em Nutrição tem como perfil do egresso, um profissional com formação generalista, humanista, crítica ereflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde,com base no rigor científico e intelectual.

 

Capacitado a atuar, visando a segurança alimentar e à atençãodietética, em todas as áreas de conhecimento em que alimentaçãoe nutrição se apresentam fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

 

Capacitado a atuar pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural local, regional e nacional.

 

O Curso de Nutrição da UNIPAC Araguari considera como eixo fundamental na formação profissional, tendo como fundamento a promoção da saúde dos indivíduos e da coletividade, já desde o início do curso através de disciplinas do ciclo básico como Anatomia Humana, Parasitologia, Língua Portuguesa, Métodos para Normalização de Trabalhos Científicos, dentre outras e, disciplinas introdutórias ao curso, como Introdução à Nutrição. Para atuação específica em todos os níveis de atenção à saúde dispomos também das disciplinas de Dietoterapia I e II, Nutrição Materno-Infantil, Nutrição em Saúde Pública, Educação Nutricional e Legislação e Ética em Nutrição e, dos estágios supervisionados, abrangentes nas 3 granes áreas da Nutrição, sendo Estágios Supervisionados em Nutrição Clínica, Nutrição em Saúde Pública e Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição.

 

Durante o Curso, o aluno é capacitado para atuar nas diversas áreas da Nutrição, por meio das disciplinas profissionalizantes teórico-práticas, dos estágios supervisionados e dos projetos de extensão junto à comunidade promovendo dessa forma tomada de decisões, comunicação, liderança e educação permanente.

 

As disciplinas que envolvem segurança alimentar inclui Microbiologia geral e dos Alimentos, Epidemiologia e Vigilância Sanitária, Técnica Dietética I e II, Higiene dos Alimentos e Administração de UAN I e II.

 

Já as monitorias, visitas técnicas, organização de workshops e demais eventos científicos, dentro ou fora da IES e os Estágios Supervisionados em Nutrição Clínica, Saúde Pública e Administração de UAN, além de contemplar as habilidades anteriores, também contribuem efetivamente para a formação de um Nutricionista com atitudes gerenciais, sujeito ativo para a própria formação profissional, e com senso crítico para contribuir com o sistema único de saúde local, regional e nacional e a realidade das necessidades do profissional nutricionista de acordo com a economia, política e características sociais e culturais locais, regionais e nacionais. 

LABORATÓRIOS ESPECIALIZADOS DO CURSO

  • Laboratório de Histologia
  • Laboratório de Biologia Celular e Embriologia
  • Laboratório de Anatomia
  • Laboratório de Fisiologia e Avaliação Nutricional
  • Laboratório de Química, Bioquímica e Imuno-Genética
  • Laboratório de Microbiologia e Parasitologia
  • Laboratório de Técnica Dietética e Processamento de Alimentos

INFORMAÇÕES

nutricao@unipacaraguari.edu.br

 

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE ARAGUARI

Av Minas Gerais 1889 Centro - Araguari, MG - (34) 3249-3900
www.unipacaraguari.edu.br