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Nutrição

Duração: 04 anos Turno: Noturno – Semestral (Com Estágio Supervisionado no período diurno)

Titulação: Nutricionista Habilitação: Bacharel em Nutrição Carga Horária Total: 3.200 h Tempo de Integralização: Min. 04 anos | Max. 06 anos.

SOBRE O CURSO

A proposta pedagógica da Instituição contempla e objetiva viabilizar a formação de graduandos adequadamente preparados para o ingresso na prática da nutrição e comprometidos com as relações de interesse social, humano e ambiental dos empreendimentos que a habilitação pleiteia.

O currículo do curso de Nutrição, da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari, através das atividades de ensino, pesquisa e extensão, pressupõe a formação de profissional consciente, que possui o compromisso social de transformar a realidade em várias áreas de atuação da nutrição, propiciando uma sólida formação ética e humanística baseada nos princípios e valores de disciplina, responsabilidade, honestidade, espírito de lealdade, perseverança. Este propósito é viabilizado pela integração curricular e utilização de metodologias de ensino/aprendizagem, que permitam a participação ativa dos alunos neste processo. O aprofundamento da aprendizagem sobre assuntos específicos é atingido através da introdução de visitas técnicas com aulas práticas, atividades extracurriculares, que reforçam a formação de um profissional integral.

Desta forma, fica estabelecido o compromisso ético de atender a demanda social e econômica relacionada ao mercado de trabalho, público ou privado, visando a eficiência e excelência do profissional nutricionista.

MERCADO DE TRABALHO

O Nutricionista habilitado pelo Curso de Nutrição da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari poderá atuar em áreas como:

  • Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN);
  • Programas Nacionais de Alimentação, como Alimentação Escolar e Alimentação do Trabalhador;
  • Nutrição Clínica e Hospitalar;
  • Saúde Coletiva;
  • Docência;
  • Indústrias de Alimentos;
  • Nutrição em Esportes e;
  • Marketing em Alimentação e Nutrição.

ATO AUTORIZATIVO DO CURSO

AUTORIZADO pelo CONSEPE e CONSUN em 10/08/2001, protocolado no eMEC sob n°200905317.

RECONHECIDO pelo Decreto do Governo do Estado de Minas Gerais de 10 de novembro de 2006, publicado no Jornal “Minas Gerais” de 11 de novembro de 2006, retificado nos termos do art. 63 da portaria normativa n°40 de 12 de dezembro de 2007, consolidada pela portaria normativa n°23 de 01 de dezembro de 2010 do Ministério da Educação.

COORDENADOR DO CURSO

Coordenador do Curso: Profª Me. Daniela Resende de Moraes Salles.

Formação Acadêmica:

  • Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. São Paulo – SP (2006);
  • Especialista em Saúde, Alimentação e Nutrição Infantil pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. São Paulo – SP (2004);
  • Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário do Triângulo – UNITRI. Uberlândia – MG (2002).

Experiência Profissional:

  • Coordenadora do Curso de Nutrição da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari/MG (2012-atual)
  • Docente da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari/MG (2009-atual).
  • Responsável Técnico atuante em Nutrição Clínica no Hospital Santa Marta pela distribuidora de dietas enterais Ubermédica – Uberlândia – MG.
  • Docente do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM – Patos de Minas/MG (2007-2011).
  • Docente do Instituto Catarinense de Pós-Graduação – ICPG Instituto Passo 1 – Patos de Minas/MG (2009-2010).
  • Docente da União Educacional de Minas Gerais – UNIMINAS – Departamento de Pós Graduação. Uberlândia/MG (2006-2008).
  • Docente da Faculdades Unidas do Norte de Minas – FUNORTE – Montes Claros/MG (2007).
  • Preceptora no Ambulatório de Gastroenterologia Pediátrica da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP/EPM. São Paulo/SP (2004-2006).
  • Atendimento nutricional em ambulatórios de Gastroenterologia Pediátrica da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP/EPM. São Paulo/SP (2003-2004).
  • Responsável técnico no Hospital de Clínicas de Uberlândia UFU. Uberlândia/MG (2002-2003)
  • Atendimento em consultório particular. Uberlândia /MG

REGIME DE TRABALHO

O Regime de Trabalho do Coordenador é Parcial, com dedicação de 20h semanais para a coordenação.

CORPO DOCENTE DO CURSO

Núcleo Docente Estruturante do Curso:

  • Daniela Resende de Moraes Salles (Mestre)
  • Herbert Cristian de Souza (Mestre)
  • Maria Fernanda Cunha Rezende (Mestre)
  • Rosana de Cassia Oliveira (Doutora)
  • Viviane Luiz de Melo (Especialista)

Corpo Docente do Curso:

  • Adriana Garcia Pacheco (Mestre)
  • Alex Dias Assis (Especialista)
  • Ana Lucia Costa e Silva (Mestre)
  • Carivan Cordeiro (Mestre)
  • Daniela Resende de Moraes Salles (Mestre)
  • Danielle Fernandes Alves (Mestre)
  • Herbert Cristian de Sousa (Mestre)
  • Janine Pereira de Sousa Alarcão (Mestre)
  • Maria Fernanda Cunha Rezende (Mestre)
  • Maria Virginia Dias de Ávila Sousa (Mestre)
  • Mirian Ribeiro Moreira Carrijo (Doutor)
  • Renata Cristina Cesário Santos (Doutor)
  • Rita Alessandra Cardoso (Mestre)
  • Viviane Luiz de Melo (Especialista)

MATRIZ CURRICULAR

MATRIZ CURRICULAR

OBJETIVOS DO CURSO

O curso de Nutrição da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari tem como objetivo desenvolver no aluno as competências definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais.

Objetiva-se, também, desenvolver no aluno as habilidades de comunicação, liderança e trabalho em equipe, essenciais para um desempenho profissional de qualidade em nível individual e social. Finalmente, deseja-se formar um profissional crítico, com raciocínio científico e com autonomia na atualização e busca do conhecimento.

Objetivo Geral:

  1. Atenção à Saúde: desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, em âmbito individual e coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;
  2. Tomada de decisões: capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, a força de trabalho, de medicamentos, de equipamento, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
  3. Comunicação: manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral, envolvendo a comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura;
  4. Liderança: assumir posição de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade, envolvendo compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
  5. Administração e gerenciamento: tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;
  6. Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.


Objetivos Específicos:

  1. Aplicar conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética;
  2. Contribuir para promover, manter e ou recuperar o estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais;
  3. Desenvolver e aplicar métodos e técnicas de ensino em sua área de atuação;
  4. Atuar em políticas e programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária, visando a promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional;
  5. Atuar na formulação e execução de programas de educação nutricional; de vigilância nutricional, alimentar e sanitária;
  6. Atuar em equipes multiprofissionais de saúde e de terapia nutricional;
  7. Avaliar, diagnosticar e acompanhar o estado nutricional; planejar, prescrever, analisar, supervisionar e avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos;
  8. Planejar, gerenciar e avaliar unidades de alimentação e nutrição, visando a manutenção e/ou melhoria das condições de saúde de coletividades sadias e enfermas;
  9. Realizar diagnósticos e intervenções na área de alimentação e nutrição, considerando a influência sócio-cultural e econômica que determina a disponibilidade, consumo e utilização biológica dos alimentos pelo indivíduo e pela população;
  10. Atuar em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades na área de alimentação e nutrição e de saúde;
  11. Reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
  12. Desenvolver atividades de auditoria, assessoria, consultoria na área de alimentação e nutrição;
  13. Atuar em marketing de alimentação e nutrição;
  14. Exercer controle de qualidade dos alimentos em sua área de competência;
  15. Desenvolver e avaliar novas fórmulas ou produtos alimentares, visando sua utilização na alimentação humana;
  16. Integrar grupos de pesquisa na área de alimentação e nutrição; e
  17. Investigar e aplicar conhecimentos com visão holística do ser humano, integrando equipes multiprofissionais.

 

PERFIL DO EGRESSO

O Curso de Nutrição da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari tem como objetivo geral formar profissionais com perfil generalista, humanista e crítico, capacitado a atuar, visando a segurança alimentar e a atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição sejam fundamentais à promoção, manutenção, recuperação da saúde e à prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais da cidade de Araguari e região, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.

LABORATÓRIOS ESPECIALIZADOS DO CURSO

  • Laboratório de Histologia I e II
  • Laboratório de Biologia Celular e Embriologia
  • Laboratório de Anatomia Humana
  • Laboratório de Fisiologia e Avaliação Nutricional
  • Laboratório de Química, Bioquímica e Imuno-Genética
  • Laboratório de Microbiologia e Parasitologia
  • Laboratório de Técnica Dietética e Processamento de Alimentos

INFORMAÇÕES

nutricao@unipacaraguari.edu.br

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE ARAGUARI

Av Minas Gerais 1889 Centro - Araguari, MG - (34) 3249-3900
www.unipacaraguari.edu.br